Não importa quem você é, quais sejam suas habilidades ou sua disponibilidade, existem muitos tipos de oportunidades de voluntariado a procura de alguém como você. O Idealist tem mais de 100.000 oportunidades de voluntariado tradicionais, petições para assinatura, projetos que precisam de doações e muito mais. Criamos o Voluntário + para fazer com que sua procura pela oportunidade ideal seja facilitada - mas antes de começar sua pesquisa, veja abaixo alguns exemplos dos tipos de trabalho voluntário que você pode considerar a realizar.
Serviço direto
Oportunidades de serviço direto permitem que você se envolva com uma comunidade específica ou obtenha experiência prática em algum problema específico. Eles variam em dificuldade, comprometimento de tempo e nível de habilidade. Como exemplos deste tipo de serviço, inclui-se compra de ingressos para eventos, conduzir visitas a museus, ser tradutor para imigrantes recém-chegados ao serviço de agências de serviços sociais, e tutoria de alunos do ensino fundamental.
Voluntariado qualificado e serviço ao público
Para muitas organizações, habilidades ou serviços especializados são extremamente caros. Nesses casos, o voluntariado qualificado e o trabalho ao público (oferecendo serviços profissionais gratuitos) são, portanto, valiosos para apoiar suas operações e programas. Além dos serviços comuns nas áreas de direito e medicina, as organizações podem necessitar de experiência em áreas como desenvolvimento de negócios, tecnologia, captação de recursos e resolução de conflitos.
Voluntariado virtual
O voluntariado virtual (ou voluntariado remoto) envolve apoiar a missão de uma organização através do computador ou celular. Ele oferece horários flexíveis, oportunidade de ajudar a partir do conforto de casa e de trabalhar remotamente com uma organização além da sua comunidade. Voluntário + oferece um filtro de pesquisa específico apenas para oportunidades remotas.
Conselho Deliberativo (ou Consultivo)
Esse serviço tem um papel vital para organizações sem fins lucrativos que implica responsabilidades significativas. Nos Estados Unidos, todas as organizações sem fins lucrativos são legalmente obrigadas a ter um conselho deliberativo que sirva como fiduciários para a organização, garantindo solidez nas práticas financeiras. O BoardSource, uma organização reconhecida no serviço de aconselhamento, oferece uma visão geral e completa das responsabilidades de um membro do conselho em se tratando de Aconselhamento de Carreira.
Por que servir como um conselheiro? Além do apoio fornecido à organização, essa é uma oportunidade para aprimorar suas habilidades de liderança, fazer networking com outros líderes e aprender sobre questões de governança e de gestão exclusiva do setor sem fins lucrativos, como buscar metas ambiciosas com recursos financeiros limitados.
Voluntariado no estilo "faça você mesmo"
Se está com dificuldades para encontrar uma oportunidade como voluntário que corresponda aos seus interesses e disponibilidade ou está atuando em algum campo atualmente e tem uma ideia para um projeto, é possível considerar ser um voluntário do tipo "faça você mesmo".
Antes de se aventurar por esse caminho, explore a possibilidade de fazer parceria com alguma organização que já existe. Aqui estão algumas dicas sobre como abordar uma organização colocando em pauta suas ideias:
- Certifique-se de estar totalmente comprometido com o projeto antes de abordar a organização. Não cumprir com o combinado ou fazer um trabalho ruim pode danificar tanto a sua reputação como a da organização.
- Seja específico sobre como seu projeto ajuda na missão da instituição e compartilhe suas ideias sobre como trabalhar em conjunto.
- Fale sobre suas habilidades, experiências e conexões que tem e que podem auxiliá-los.
- Espere alguma prudência ou cautela por parte da organização. Se você estiver fazendo uma abordagem repentina, pode ser necessário um período de tempo para que "o conheçam", se estiverem abertos a isso. A capacidade ou recursos para se concentrarem em seu projeto pode não existir.
Quanto ao seu projeto, aqui estão alguns pontos a refletir:
- Resultado ideal: como é um projeto bem-sucedido?
- Habilidades e recursos: o gerenciamento de projetos, a experiência em marketing ou o conhecimento especializado são necessários? Quais ferramentas ou materiais são necessários?
- Equipe: você pode lidar com o projeto sozinho ou precisará recrutar voluntários para ajudar?
- Avaliação: como acompanhará e medirá o progresso do projeto?
- Longo prazo: este é um projeto único ou contínuo? Quem assumirá o projeto se você decidir abandonar?
Voluntariado durante períodos de folga
Passar suas próximas férias, feriados ou pausas do período escolar em outra região do país é uma oportunidade de explorar esse local e conhecer pessoas com diversas experiências de vida. Você pode adquirir habilidades que não consegue explorar em casa, como agricultura, se morar em centros urbanos. Oportunidades típicas que vão além de onde você mora, podem incluir viagens para ajudar em casos de desastres naturais ou se inscrever em algum projeto humanitário, como o Habitat for Humanity. Além de voluntariado no próprio país, mas longe de casa - sem precisar de aprender um idioma novo ou uma outra legislação, nem usar outro câmbio - também é um grande passo a realizar, e no futuro, cogitar um voluntariado no exterior.
Tradução por Patricia Achilles - patyachilles1@gmail.com
Revisão por Maira M. L. H. - avalhegas@hotmail.com
Para saber mais:
- Leia histórias inspiradoras e acesse dicas para agir em sua comunidade e em sua carreira.
- Conecte-se com formas de gerar impacto social.
- Junte-se ao grupo de Facebook dos Idealistas do Mundo e das Pessoas Idealistas que Querem Mudar o Mundo. Caso você faça parte de uma instituição, poderá cadastrar a sua organização na plataforma e assim anunciar ações e vagas de voluntariado, estágio e emprego.
Gostou da história? Inscreva-se abaixo e compartilhe em suas redes sociais